Matrículas 2025
Entendendo sobre a Fraternidade Econômica (Corresponsabilidade Econômica)
A Escola Comunitária Jardim do Cajueiro substituiu o sistema convencional de mensalidade escolar por um modelo titulado Fraternidade Econômica.
Neste modelo o princípio é a Corresponsabilidade Econômica (corresponsabilidade financeira entre as famílias). Por meio das chamadas Rodadas Fraternas famílias que optam por investir um valor maior do que a contribuição média mensal contribuem para a formação do Fundo Fraterno, que é distribuído entre as famílias que necessitam pagar valores abaixo da contribuição média mensal.
Trata-se de um sistema em que cada família avalia o próprio orçamento e a disponibilidade de recursos para aplicar na educação dos filhos e no projeto social e educacional do Jardim do Cajueiro do qual faz parte ou quer ingressar.
Com esse sistema a escola e as famílias conseguem acolher um número maior de crianças e jovens em sua diversidade social e econômica, pilar essencial de nossa existência.
Atualmente não trabalhamos com política de descontos oferecido diretamente pelo Jardim do Cajueiro, apenas com a fraternidade econômica e corresponsabilidade financeira entre as famílias.
A implantação deste modelo exige transparência e confiança entre:
a) famílias e escola,
b) escola e famílias,
c) famílias e famílias
Todos trabalhando juntos para que a escola possa acolher mais famílias e continuar crescendo e se fortalecendo em seu propósito.
Veja aqui as vantagens da Corresponsabilidade Econômica:
-
Educação de qualidade através da Pedagogia Waldorf;
-
Integração social, econômica e cultural;
-
Potencial Redução de Inadimplência;
-
Envolvimento de toda comunidade no processo de acolhimento entre as famílias;
-
As famílias assumem verdadeiramente a sua corresponsabilidade na criação de seus filhos e das crianças da comunidade, em conjunto com o Corpo Pedagógico e Mantenedora da Escola.
Entre em contato conosco para mais detalhes sobre o nosso modelo de contribuição.
Observação: À instituição de ensino é dada a liberdade de fixar o valor da contribuição mensal média (mensalidade), respeitada a legislação, tendo as famílias liberdade de escolher a instituição de ensino que melhor atende aos seus interesses e possibilidades.